O candidato a prefeito pela “Coligação Coragem para Mudar”, Roberto Duarte, foi o primeiro a ser sabatinado, ao vivo, pelo AC24horas. Ao longo de 50 minutos, o emedebista demonstrou pleno domínio e conhecimento dos temas abordados pelos jornalistas Luiz Carlos Moreira Jorge, Leônidas Badaró e Astério Moreira Jorge.
Um dos primeiros temas a ser abordado foi sobre a educação. “Todos sabemos que a responsabilidade do ensino fundamental II é do município. Na nossa gestão, vamos resgatar de forma progressiva para a Pefeitura de Rio Branco. O problema é que por muito tempo o PT esteve no poder e acabaram misturando as competências”, disse Duarte.
Na área de infraestrutura, o candidato foi questionado sobre a proposta de pavimentar 200km da malha viária. “Agradeço a pergunta, pois muitos estão divulgando fakenews afirmando que eu vou asfaltar todos os 200 km. Quando falamos em pavimentar, sabemos que pode ser asfalto e tijolos. E o recurso para isso já temos garantido. O nosso senador Márcio Bittar, que é relator do orçamento geral da união, vai alocar uma emenda que garantirará a pavimentação de 100km nos primeiros dois anos de mandato. O restante será concluído até 2024”, explicou.
Perguntado sobre a mobilidade urbana de Rio Branco, Roberto Duarte foi enfático ao afimar que o transporte público de Rio Branco é uma verdadeira porcaria. “Desde quando eu fui vereador eu digo isso. Participei da instalação da I do Transporte Público, apuramos várias irregularidades, mas não deu em nada. Pagamos uma das tarifas mais caras do país. A solução é acabar com esse contrato existente e abrir uma nova licitação”, declarou.
Durante a sabatina, Roberto Duarte disse que sempre se posicionou de forma independente na Assembleia Legislativa e a favor da população do Acre. “Eu fui o único candidato a prefeito de Rio Branco que subi no palanque para eleger o governador Gladson Cameli. A ingratião dele não é comigo, é com aquelas pessoas que lutaram por mais de 20 anos para tirar o PT do poder”, reiterou.
Ao final, Roberto Duarte parabenizou a oraganização e e pediu o apoio e a confiança dos internautas. “Parabéns por mais uma sabatina, pois é uma importante oportunidade para os eleitores definirem seus votos. Aproveito para dizer que me sinto preparado e vou fazer uma gestão diferente da atual prefeita e das anteriores. Vamos trabalhar dos bairros para o centro de Rio Branco. No dia 15 de novembro, vote 15”, finalizou o candidato pelo MDB. (Assessoria)