Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em Rio Branco, 40 pessoas estão desabrigadas após igarapés transbordarem u6r1u

Em Rio Branco, 40 pessoas estão desabrigadas após igarapés transbordarem

Cerca de 40 famílias de Rio Branco foram atingidas pelas águas de igarapés que transbordaram, nessa quinta-feira, 22, após fortes chuvas. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, nos últimos três dias já choveu 42,26% do esperado para todo o mês de fevereiro na capital acreana. 6d3yn

Até às 6h desta quinta-feira (9), choveu um acumulado de 128,9 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês é de 305 mm.

Por conta do volume de chuvas acima da média esperada, os igarapés Dias Martins, Batista e Amaro transbordaram e atingiram as casas dos moradores de, ao menos, cinco bairros. O nível do Rio Acre na capital marcou 13,18 metros às 6h desta sexta-feira, 23 e está a 82 centímetros da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Ao todo, oito famílias foram levadas para abrigos montados em escolas na capital acreana. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, outros três locais estão sendo preparados para caso seja necessário retirar mais famílias.

“Nós estamos já com 40 pessoas em abrigos e estamos deslocando com equipe para a remoção de mais 15 famílias. O Igarapé São Francisco está bastante cheio, mas ainda dentro da calha, a maior gravidade está no bairro Conquista, que já tem algumas ruas com água. Por enquanto essas famílias desabrigadas são por conta da enxurrada dos igarapés, mas estamos em alerta e possivelmente o Rio Acre deve atingir a cota de transbordo nas próximas horas. Estamos monitorando cerca de 600 famílias que podem ser atingidas pelas águas do rio”, disse Falcão.

Bairros atingidos por enxurrada:

Sair da versão mobile