Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após estreia no Juruá, FestCine Originários realiza programação em Rio Branco nesta semana u2g48

Após estreia no Juruá, FestCine Originários realiza programação em Rio Branco nesta semana

Foto: Tetepawa Comunica s473x

O primeiro Festival de Cinema Indígena Itinerante do Acre, o FestCine Originários, está com uma programação repleta de exibições, nesta semana, em Rio Branco.

Após estrear com toda força da floresta no Vale do Juruá, em Mâncio Lima, o festival iniciou as atividades na capital acreana, neste segunda-feira, 15, na Escola Estadual Manuel Tiago Lindosa, com exibição de quatro filmes: “Mãri hi – A Árvore dos Sonhos”, dirigido por Morzaniel Ɨramari; “Yuri U Xëatima Thë – A Pesca com Timbó”, dirigido por Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami; “Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando”, dirigido por Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami; e o curta do cineasta e curador do evento, “No tempo do verão”, Wewito Piyãko.

Com uma programação vasta, que contempla desde exibições de produções indígenas a formações e debates, em Rio Branco, as atividades do FestCine Originários se estendem até o próximo sábado, 20, com atividades diárias e gratuitas.

Idealizado pelo produtor cultural Moisés Alencastro, o festival emerge como uma plataforma singular, enraizada na visão e no compromisso de seus curadores: o cineasta indígena Wewito Piyâko [povo Ashaninka], o cineasta premiado Sérgio de Carvalho e a produtora audiovisual Rose Farias.

“Ao destacar obras tanto de cineastas indígenas quanto não indígenas, o evento visa promover um diálogo inclusivo e enriquecedor sobre as histórias, tradições, desafios e visões de futuro das comunidades indígenas. Com sessões itinerantes em territórios indígenas e urbanos, busca-se ampliar o alcance e a compreensão dessas narrativas inspiradoras”, salienta Moisés Alencastro. Após estreia no Juruá, FestCine Originários realiza programação em Rio Branco nesta semana

 

Sair da versão mobile