Inserido no grupo dos estados brasileiros que priorizam o avanço tecnológico como um dos alicerces para o desenvolvimento, o Acre ficou em segundo lugar no Prêmio Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. 45366w

Os vencedores foram conhecidos na manhã desta quinta-feira, 8, em solenidade realizada no Centro de Convecções & Hotéis Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), durante a 51ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop). O evento contou com a presença do governador Gladson Cameli, do secretário de Estado de istração, Paulo Roberto Correia, e de servidores da Diretoria de Modernização Tecnológica da pasta.
Segundo Cameli, o Estado reconhece a importância dos investimentos em tecnologia da informação e o prêmio é o resultado desse esforço. “Este é o segundo ano consecutivo que o Acre fica entre os três estados do Brasil que mais avançaram em transformação digital. Em 2023, conquistamos a primeira colocação em variação nominal do ranking do índice de oferta de serviços digitais, devido a esse compromisso com a modernização, e este ano seguimos bem colocados”, destacou o chefe do Executivo.
Nesta edição, o Piauí ficou com a primeira colocação e Tocantins, com a terceira.
O prêmio, que valoriza governos estaduais e distrital, é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) com o objetivo de medir o nível de maturidade digital dos estados. Por meio de indicadores, a medição compõe o pilar de eficiência da máquina pública, que integra a avaliação feita para o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O ranking avaliou um total de 35 critérios, distribuídos em três dimensões: capacidades para a oferta digital de serviços, oferta de serviços digitais e normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos.
Programa de Governo Digital 6z711q
A transformação digital dos processos e serviços prestados pela istração Pública do Acre começou em março de 2023, quando o governo do Estado, por meio da Secretaria de istração (Sead), deu um o importante ao regulamentar o Programa de Governo Digital.
Além disso, o Estado evidenciou o Programa de Governo Digital, incluindo-o no Plano Plurianual 2024/2027, garantindo seu alinhamento estratégico e continuidade.

“O sucesso alcançado pelo Acre com a implementação do Programa de Governo Digital demonstra a importância de uma estratégia bem delineada e comprometida com a inovação tecnológica”, disse o secretário Paulo Roberto Correia.
Plataformas têm foco no atendimento ao cidadão 3d5d2r
Foi também em 2023 que o governo do Acre lançou o novo ac.gov, dessa vez mais direcionado ao cidadão. A iniciativa está alinhada com as propostas de outros estados e do governo federal, de ofertar ao cidadão um canal unificado para a oferta de serviços públicos.
Paralelamente, ampliou a sua oferta de serviços de agendamento e de serviços digitais. Atualmente, são oferecidos 14 serviços agendáveis e mais de 170 digitais, cujos números devem aumentar nos próximos meses, com a implantação do formulário dinâmico de criação de serviços digitais.

Um outro exemplo de serviço que surgiu na plataforma digital é o Protocolo Online. Por meio dele, o usuário consegue registrar e acompanhar solicitações em tempo real, garantindo a segurança da informação e ibilidade.
A Carta de Serviços é mais um serviço que se destaca. Já são mais de 680 opções cadastradas, possibilitando ao cidadão o às informações de todos os serviços prestados pelo governo do Estado em um só lugar, proporcionando conveniência, facilidade e agilidade.
“O intuito do governo, sob a orientação do governador Gladson Cameli, é desburocratizar os serviços públicos. Por isso, nosso processo é contínuo a meta é avançada cada vez mais nos serviços digitais”, destacou o diretor de Modernização da Sead, Márcio Barros.