Uma cena inusitada chamou a atenção no Pantanal na última segunda-feira, 19: um boi da raça nelore cruza com duas onças-pintadas na estrada, encara os animais e continua seu caminho com determinação, sem ser atacado pelos felinos que estão no topo da cadeia alimentar do bioma do Centro-Oeste brasileiro.
As imagens foram gravadas pela bióloga Paula Ojeda, que trabalha em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na cidade de Miranda (MS). O local recebe recebe ONGs e pesquisadores dedicados a conservação da fauna e flora locais.
Quando registrou o encontro, a guia bilínguie estava junto com uma equipe do projeto Onçafari, um eio feito com hóspedes do local em carros abertos para conhecer de perto o habitat da fauna do Pantanal.
“As onças são a Itapira (fêmea) e o Formoso (macho). Ela [Itapira] foi uma das onças que teve as patas queimadas no último incêndio e após tratamento foi solta novamente aqui na reserva”, explica a bióloga que gravou o vídeo.
Biólogos consultados pelo g1 explicam que essa interação entre espécies como a das onças com o boi, ocorre por conta do processo chamado de habituação realizado em locais como a propriedade privada em Miranda. Esse tipo de atividade para preservação é muito comum e bem sucedida em regiões do Pantanal.