O Rio Acre amanheceu com 3,43 metros nesta quinta-feira, 22, em Rio Branco, de acordo com o boletim diário da Defesa Civil Municipal. O nível representa uma redução de quatro centímetros em relação ao registrado no dia anterior. Nas últimas 24 horas, a capital acreana registrou apenas 0,40 milímetros de chuva.
Desde o último domingo, 18, quando o manancial ficou abaixo dos 4 metros pela primeira vez em 2025, o nível segue em queda constante. No sábado, 17, o rio já havia atingido o menor nível do ano até então, com 4,07 metros, medição que também representou a terceira mais baixa para o período nos últimos 11 anos — superando apenas os registros de 2016 e 2024.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a tendência é de que a vazante continue nos próximos dias, já que a região está no início do período de estiagem.
Como medida de apoio às populações afetadas pela seca, a Defesa Civil deu início no dia 9 de abril a uma operação de assistência aos moradores da zona rural, com entrega de alimentos e abastecimento emergencial de água. Até agora, 50 toneladas de mantimentos já foram distribuídas, e outras 46 toneladas devem ser entregues até 10 de junho.
Na área urbana, o plano de combate às queimadas foi reforçado, com ações de conscientização e monitoramento para enfrentar os efeitos da estiagem, como ondas de calor e incêndios florestais.