Três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira, 28, durante a Operação “Aepyornis”, deflagrada no município de Senador Guiomard, no interior do Acre. Os detidos são investigados por promover e fortalecer a atuação de uma facção criminosa na cidade, inclusive por meio da distribuição de ovos de chocolate durante o feriado da Páscoa.
A operação, coordenada pela Delegacia-Geral de Senador Guiomard com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), também cumpriu três mandados de busca e apreensão. Segundo as investigações, os suspeitos utilizaram as redes sociais para fazer apologia à facção, buscando atrair simpatizantes por meio de ações com aparência benéfica, mas com o claro intuito de aliciamento.
De acordo com a Polícia Civil, os materiais divulgados nas redes sociais e outros elementos coletados apontam a ligação dos investigados com práticas típicas de organizações criminosas. A apuração resultou na solicitação dos mandados, expedidos pelo Poder Judiciário.
O delegado Rômulo Barros, responsável pela operação, afirmou que a ação é uma resposta ao avanço da criminalidade organizada no município. “Não vamos permitir que grupos criminosos usem ações aparentemente inofensivas para atrair jovens e expandir sua influência. A Polícia Civil está atenta e continuará atuando com firmeza para manter a ordem e a segurança da população de Senador Guiomard”, destacou.
As investigações continuam, e a Polícia trabalha para identificar outros possíveis envolvidos e apurar se há ligação com outros crimes praticados na região.