Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por erosão de margem fluvial 1d2n6i

Governo federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por erosão de margem fluvial

Foto: Arquivo/Saerb n3870

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira, 21, a situação de emergência na cidade de Rio Branco, no Acre, atingida por erosão de margem fluvial. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Portaria nº 1.552

O decreto municipal nº 1.572 de 8 de abril de 2025, publicado pela Prefeitura de Rio Branco, declarou situação de emergência na captação de água da Estação de Tratamento – ETA II devido à erosão da margem do rio.

Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Acre tem 12 reconhecimentos vigentes, dos quais 10 por inundações, um por erosão de margem fluvial e um por chuvas intensas.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Sair da versão mobile